Fórum de Educação Profissional e Tecnológica Norte Capixaba 2016

05 e 06 de Abril de 2016, das 8h às 18h no Auditório da UFES – Campus São Mateus.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), integrando a REDE ODS ES, realizará nos dias 05 e 06 de Abril de 2016, das 8h às 18h o Fórum de Educação Profissional e Tecnológica Norte Capixaba 2016: Integrando Agendas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, no Auditório da UFES – Campus São Mateus.

O principal objetivo do Fórum é a construção conjunta da Agenda Integrada de Desenvolvimento Sustentável da Região Norte Capixaba, envolvendo os onze municípios da Associação dos Municípios para o Desenvolvimento Regional Sustentável do Extremo Norte Capixaba (Prodnorte): Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo e São Mateus - com foco nas metas da ONU para 2030.

Os 17 Objetivos e suas 169 metas são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental, pelo envolvimento dos órgãos públicos, instituições/entidades, iniciativa privada e a sociedade civil pela participação social na busca permanente da proteção do planeta, com prosperidade e paz.

Dos 17 Objetivos, 5 dos que envolvem a Região Norte do Espírito Santo serão abordados no Fórum, a saber:
• ODS 4 - Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;
• ODS 6 - Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos;
• ODS 7 - Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos;
• ODS 8 - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos;
• ODS 17 - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

As ações da Agenda da Região Norte Capixaba estão associadas à Agenda 2016-2030 para o Desenvolvimento Sustentável lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em sua Assembléia Geral em Nova York, realizada em Setembro de 2015, onde o governo brasileiro renovou os compromissos dos ODM 2000-2015. Ela será implementada pelo Comitê Gestor de Desenvolvimento Sustentável da Região Norte Capixaba, constituído por gestores públicos, iniciativa privada, e sociedade civil organizada. O monitoramento das ações desta Agenda será realizado pela REDE ODS/ES - Norte Capixaba, sob a coordenação do Ifes – Campus São Mateus.

Maiores informações através do e-mail diretorpesquisa.sm [at] ifes.edu.br e do telefone (27) 3767-7000.