Escola estadual de São Mateus e Ceunes montam exposição sobre relação homem-natureza

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Américo Silvares, localizada em São Mateus, juntamente com pesquisadores do Laboratório de Educação Ambiental (Labea) do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), no campus da Ufes em São Mateus, montou a exposição Homem e Natureza na Planície Quaternária do Rio Doce. O objetivo é utilizar recursos pedagógicos interativos que retratem os modos de vida (conhecimento e tecnologias) e os aspectos históricos da relação homem-natureza no norte do estado.

A exposição é dirigida a estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e foi organizada como parte integrante do cronograma de atividades que serão desenvolvidas no Projeto Integrador de Pesquisa e Articulação com o Território (Pipat) durante o semestre letivo.

Para a professora Nayara Matos, uma das organizadoras da exposição, um dos pontos importantes do projeto é a integração entre estudantes da educação básica e da Universidade. “Ações como essa proporcionam aos estudantes a vivência com a Ufes, o contato com informações sobre aspectos históricos, culturais e socioambientais da região onde vivem, elementos fundamentais para estimular o protagonismo dos estudantes em seu território”, disse.

Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Educação