A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) torna público os Editais Nº 001/2023 (PaEPE I – Monitoria) e Nº 002/2023 (PaEPE II – Apoio Administrativo).

As inscrições dos projetos estarão abertas no período de 20 a 29 de março. A submissão e coordenação dos PaEPE ficarão a cargo dos docentes ou técnico-administrativos em educação da Ufes.

Os docentes e técnico-administrativos em educação interessados deverão encaminhar o projeto por meio de documento avulso no sistema de protocolo da Ufes (Lepisma) para a Secretaria Administrativa ou Secretaria Única de Graduação da respectiva Unidade Acadêmica ou Administrativa.

As inscrições dos estudantes de graduação da Ufes nos projetos serão realizadas no período de 14 a 24 de abril. O valor da bolsa é de R$ 400,00 e a seleção dos bolsistas será de acordo com os critérios de vulnerabilidade socioeconômica e mérito acadêmico. O início das atividades dos bolsistas será no dia 5 de maio.

PaEPE I e II

Os Projetos de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (PaEPE I) são aqueles destinados ao apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelos diferentes Centros de Ensino da Ufes, sendo vinculados aos Projetos Pedagógicos de Curso, por meio das unidades curriculares. A submissão e coordenação dos projetos do PaEPE I (Monitoria) ficará a cargo de docentes da Ufes.

Os Projetos Especiais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (PaEPE II) são aqueles destinados ao apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelas Unidades Organizacionais da Ufes. A coordenação dos projetos PaEPE II ficará a cargo dos gestores das Unidades Acadêmicas e Administrativas (docentes ou servidores técnico-administrativos em educação vinculados à Ufes) ou por docentes e servidores técnico-administrativos por eles designados.

A Resolução Nº 35/2017-CUn regulamenta o Programa Integrado de Bolsas (PIB) para estudantes de graduação da Ufes, bem como estabelece o quantitativo de vagas para os PaEPE por Unidade Acadêmica ou Administrativa.

As informações completas sobre os PaEPE estão disponíveis na página da Proplan: www.proplan.ufes.br