Doutorado em Energia na UFES São Mateus é aprovado pela Capes.

O primeiro do Doutorado da UFES, Campus São Mateus, é aprovado pela Capes na 221ª Reunião do CTC-ES realizada de 26 a 30 de junho de 2023. O resultado foi divulgado no sítio eletrónico da Capes nesta segunda-feira (10/07).

O Programa de Pós-graduação em ENERGIA (PPGEN) é o 4º (quarto) programa interdisciplinar do Estado e o único do Brasil que apresenta uma proposta interdisciplinar na Área de concentração Engenharia/Tecnologia/Gestão, tendo como foco principal o tema energia.

O Doutorado em energia tem como objetivo a formação de recursos humanos qualificados visando estudar a produção, o processamento de energia, petróleo e gás, bem como desenvolver materiais, tecnologias e processos energeticamente eficientes. O programa terá duas linhas de pesquisa: Eficiência energética e Petróleo, gás e energias renováveis.

Conquistada a aprovação, o processo de abertura do novo curso será enviado para homologação pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), o que deve levar de três a seis meses; Com a homologação no CNE o programa de pós-graduação estará
autorizado a ofertar as vagas para as primeiras turmas. Serão ofertadas 12 vagas para o Doutorado em Energia.

Além do curso de Doutorado em São Mateus, a UFES também conseguiu a aprovação de mais dois cursos, o curso de Mestrado em Saúde Coletiva e o curso de Doutorado em Educação Profissional que serão ofertados no campus de Goiabeiras, em Vitória. Atualmente, a Ufes possui 62 programas de pós-graduação que oferecem 50 cursos de mestrado acadêmico, dez de mestrado profissional (sete em rede), 33 de doutorado acadêmico e um de doutorado profissional.