Centro Universitário Norte do Espírito Santo, São Mateus - ES

CEUNES recebe Professores do Departamento de Engenharia de Petróleo/MUL da Áustria

Na semana dos dias 10 a 14 de junho de 2019, a UFES recebeu a visita de representantes da Universidade de Minas de Leoben (Montanuniversität Leoben - Áustria, MUL), os Profs. Riyaz Kharrat e Holger Ott, sendo o primeiro especialista em Rochas Carbonáticas e o segundo, Coordenador dos Programas de Eng. de Petróleo do Departamento de Engenharia de Petróleo (DPE). Ambos são da cadeira de Eng. de Reservatório do DPE/MUL.

Nos primeiros dias, nos dias 10 e 11 de junho, acompanhado do Prof. Andreas, realizaram visitas a algumas Operadoras de Petróleo (Total E&P do Brasil, Petrobras/CENPES, Shell Brasil e Repsol Sinopec), visando a captação de recursos para desenvolvimento de projetos conjuntos amparados pelas obrigações de investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), regulamentados pela Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

No dia 12 de junho, foi realizada visita ao CEUNES. Recebidos pelo Diretor do Centro, Prof. Luiz Antônio Favero Filho, discorreram sobre a importância de fortalecer a parceria e mobilidade internacional, além de detalhar a programação da visita ao Brasil, tendo sido mencionado pelo prof. Andreas o interesse conjunto de estabeler um Centro de Pesquisa na área de Petróleo. Ao longo da tarde, os alunos do Capítulo Estudantil SPE UFES Student Chapter, bem como representantes do Portal do Petroleiro e da empresa Energy Jr., apresentaram as iniciativas estudantis. Os Profs. Ana Paula Meneguelo, Daniel da Cunha Ribeiro e Oldrich Joel Romero, os quais, conjuntamente com as representações estudantis, auxiliaram na organização da visita ao CEUNES, apresentaram projetos científico-tecnológicos e os programas acadêmicos de vínculo com o setor.

No dia 13 de junho, foi realizada uma reunião com o Reitor, além de visita ao Núcleo de Competências em Química do Petróleo. Em conversa com o Reitor, e na presença do Prof. Yuri L. R. Leite (coordenador da acordos de cooperação da SRI), foi manifestado apoio ao estabelecimento do Centro de Pesquisa Internacional em Tecnologia Petrolífera e Energia e instalação de um Laboratório Internacional da DPE/MUL.

 

 

Reportagem UFES:

  1. http://www.ufes.br/conteudo/universidade-austriaca-manifesta-interesse-em-abrir-escritorio-internacional-na-ufes

 

Web-site do DPE/MUL:

  1.  www.dpe.ac.at/ www.unileoben.ac.at

 

Relatório da visita abaixo, em anexo.

 

Anexo(s): 
Tags: 
Facebook
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540