Campus de São Mateus inaugura programa de doutorado em Energia

Uma solenidade realizada no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) nesta quinta-feira, 14, marcou o início do Programa de Doutorado em Energia, o primeiro em nível de doutorado ofertado no campus de São Mateus.

Na cerimônia, realizada no Auditório Central do campus, uma mesa redonda abordou o contexto histórico do Programa no norte do Espírito Santo, destacando os desafios do futuro. Participaram da mesa os professores Fábio Ressel (Departamento de Tecnologia Industrial), Marcelo Barcelos (Departamento de Engenharia e Tecnologia) e Renato Pirola (ex-diretor do Ceunes), além do vice-reitor da Ufes e professor do Departamento de Computação e Eletrônica, Roney Pignaton.

Após a mesa redonda, o professor do Departamento de Química e reitor eleito da Universidade, Eustáquio de Castro (foto), ministrou uma aula magna na qual resgatou a evolução do Centro. “Da Ceunes, que era uma coordenação, para o Ceunes, décimo centro de ensino criado na Ufes, muito foi feito, muito foi conquistado e muito ainda há de vir, fruto sempre de muito trabalho. O doutorado em Energia é fruto desse trabalho”, destacou.

O Programa de Doutorado em Energia tem a missão de ampliar o conhecimento estimulando a reflexão técnica, científica e social do uso sustentável da energia, de forma a agregar valor à sociedade.

Nesta primeira turma foram ofertadas 12 vagas divididas entre as seguintes linhas de pesquisa: Eficiência Energética; e Petróleo, Gás e Energias Renováveis, que procuram contribuir para o avanço científico e tecnológico na área de energia.

Texto e fotos: Núcleo de Comunicação, Eventos e Cultura (NUCEC) do campus de São Mateus
Edição: Thereza Marinho