Centro Universitário Norte do Espírito Santo, São Mateus - ES

Campanha #FiqueEmCasaSemAedes

No período da pandemia do COVID-19 participe da Campanha #FiqueEmCasaSemAedesque está sendo promovida pelo Programa de Extensão Aedes Zero: prevenção à dengue, chikungunya e zika e o Projeto de Extensão Inspeção Compartilhada: controle do Aedes aegypti no Ceunes. A Campanha está sendo divulgada nas páginas e grupos da Comissão de Combate ao Aedes aegypti do Ceunes no Facebook e Instagram (@aedesceunes).

 

Da sua casa você pode contribuir para que a infestação pelo mosquito Aedes aegypti em sua cidade diminua. Após a cópula, a fêmea do mosquito necessita picar o homem, pois o sangue possibilita o amadurecimento e a colocação de seus ovos. Nesta ocasião, a fêmea pode ser infectada ou infectar alguém com o vírus da dengue, zika, chikungunya e ou febre amarela (ciclo urbano).

 

Com algumas medidas simples e rotineiras é possível controlar o desenvolvimento do mosquito durante a fase larval, e prevenir a transmissão destas doenças.

  • Realize inspeções semanais em sua residência para evitar a presença de depósitos com água parada desprotegidos, que possam servir de criadouros para as larvas do mosquito.
  • Participe desta Campanha a fim de incentivar mais pessoas a tomarem os cuidados necessários em suas casas rotineiramente.
  • Faça uma foto ou um vídeo curto sobre a inspeção realizada e compartilhe nas redes sociais com a hashtag #FiqueEmCasaSemAedes . Identifique na publicação o curso que frequenta , bem como a localização da sua casa , incluindo o bairro e a cidade.
  • No Facebook marque a página @comissaoaedesceunes ou compartilhe no grupo da Comissão de Combate ao Aedes aegypti do Ceunes.
 
A intenção é mobilizarmos um grande número de pessoas a fazerem inspeções semanais em suas residências uma vez por semana. É preciso ficar atento, pois em torno de 80% dos focos do mosquito das cidades costumam estar dentro ou ao redor das residências.

 

Em anexo disponibilizamos dois check list que apontam os principais locais a serem verificados durante as inspeções. A fêmea do Aedes aegypti tem preferência por colocar seus ovos em depósitos artificiais como caixas ou tonéis de água, vasilhames de animais, pratinhos de vasos de plantas, potes, baldes, regadores, garrafas, lonas, ralos, piscinas não tratadas, pneus, calhas entupidas, bandejas de geladeira e resíduos diversos (copos e embalagens plásticas, tampinhas) .

 

Você tem acesso a nossa Campanha através dos links:

https://www.facebook.com/comissaoaedesceunes/

https://www.instagram.com/p/CB6Mla1F04c/?igshid=1baoqv96zhzuu

https://www.instagram.com/p/CB6e5xoFHAU/?igshid=1xsxyhde5rs07

 

Para obter mais conhecimentos sobre a dengue e os seus impactos de forma simples e objetiva, assista o conjunto de vídeo-aulas “Aedes aegypti – Introdução aos Aspectos Científicos do Vetor” produzido por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FioCruz).

No Módulo 2 – “Biologia do Vetor” você terá a oportunidade de conhecer o ciclo de vida do mosquito e compreender por que as inspeções semanais são tão necessárias para o controle do mosquito. http://auladengue.ioc.fiocruz.br/?p=72.

 

Contamos com a sua participação!

Transparência Pública
Acesso à informação
Facebook

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540