Banco de Preservativos: Prevenção ao alcance!!!

Após um período inativo, o projeto de extensão Banco de Preservativos: prevenção ao alcance retorna com o repasse GRATUITO de preservativos masculinos e femininos para acadêmicos, servidores e público interno que circula pelo Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES).

Os dispensadores estão localizados em pontos estratégicos no campus com o objetivo de facilitar o acesso da comunidade acadêmica: Biblioteca (segundo piso, próximo ao bebedouro) e Sugrad.

Para o semestre letivo de 2020/1, pretende-se colocar os dispensadores no prédio do Anatômico e no Prédio da Pós-Graduação.

O Banco de Preservativos: Prevenção ao alcance, tem como finalidade reduzir a infecção das Infecções Sexualmente Transmissível entre elas a AIDS e gravidez não planejada através do repasse sistemático de preservativos masculinos e femininos. O projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Municipal de DST/AIDS e é coordenado pela Professora Dra. Adriana Nunes Moraes Partelli, tendo a participação do Acadêmico do curso de Farmácia Claiuson Ferreira de Lima.

FIQUE POR DENTRO!!!

No Estado do Espírito Santo, no período de 1985 a dezembro de 2017, foram notificados 14.470 casos de HIV/AIDS, sendo 9.599 (66,3%) do sexo masculino e 4.871 (33,7%) do sexo feminino, com 70,8% dos casos devido à transmissão sexual do HIV. Tendo uma média de 1.166 de novos casos por ano, nos últimos quatro anos (Sistema de Informação Nacional de Agravos de Notificação, 2017).

A Taxa de Detecção de HIV no Espírito Santo no ano de 2017 foi de 31,2 casos para cada 100.000 habitantes no estado. Entre as Macrorregiões de Saúde do Estado, ocorreram maiores aumentos na Região Metropolitana com 40,7 e Norte com 22,2. Os municípios de Vila Velha, Viana, Vitória, São Mateus, Serra, Cariacica, Guaçuí e Colatina apresentaram o dobro em Taxas de Detecção do HIV/Aids se comparados os anos de 2013, o que pode significar também maior realização de exames e maior número de diagnóstico (Sistema de Informação Nacional de Agravos de Notificação, 2017).

No Estado do Espírito Santo, no ano de 2017, foram notificados 3.706 casos de sífilis adquirida, 1.596 casos de sífilis em gestantes e 734 casos de sífilis congênita, e ocorreram dois óbitos por sífilis congênita. O número de casos de sífilis adquirida apresentou um aumento de 2,5 vezes mais se comparados aos números de 2012 (1.469) (Boletim Epidemiológico SÍFILIS, 2017).