Aprovação de proposta de Programa de Pós-graduação Profissional Internacional (Mestrado e Doutorado)

Na qualidade de coordenador da proposta, o prof. Andreas Nascimento destaca a aprovação, no âmbito da UFES, do Programa de Pós-graduação Profissional Internacional em Engenharia e Tecnologia de Exploração/Explotação dos Recursos Naturais (Mestrado e Doutorado).

A proposta foi aprovada por unanimidade no Centro Universitário Norte do Espírito Santo, no dia 17 de maio de 2021, assim como na Câmara Central de Pós-graduação da UFES, no dia 29 de junho de 2021.

O próximo passo é o envio para apreciação por parte da CAPES, assim que liberado o novo calendário para preenchimento do respectivo APCN em plataforma específica.

Esta é a primeira proposta de um curso de Doutorado pleiteado pelo Ceunes, deverá ser desenvolvido fortalecendo estreitamento com o parque industrial nacional e internacional, além de ser ofertado totalmente em inglês.

Espera-se a possibilidade de início com o mesmo, se devidamente aprovado pela CAPES, já no ano de 2022.

A proposta reúne docentes de diferentes Campi e Centros da UFES (São Mateus e Goiabeiras), assim como de instituições parceiras nacionais (SP, MG e ES) e internacionais (Alemanha e Áustria):

- Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) - Campus São Mateus,
 - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) - Campus de Itajubá,
 - Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Guaratinguetá,
 - Technische Universität Bergakademie Freiberg - Institute of Drilling Technology and Fluid Mining - Alemanha,
 - Montanuniversität Leoben - Department Petroleum Engineering - Áustria.

A proposta reúne ainda, Cartas de Apoio das seguintes instituições:

- Município de São Mateus, através da Prefeitura Municipal de São Mateus.
 - Comissão de Ciência e Tecnologia, Minas e Energia da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo.
 - Secretaria do Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, através da Subsecretaria de Trabalho,
   Emprego e Geração de Renda do Governo do Estado do Espírito Santo – SETADES.
 - Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo, através do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás – FINDES.
 - Seção Brasil da Sociedade de Engenheiros de Petróleo – SPE Brazil.
 - Conselho Regional de Agronomia e Engenharia do Espírito Santo – CREA-ES.
 - Associação Brasileira de Produtores Independentes de Petróleo e Gás – ABPIP.
 - Associação Empresarial do Litoral Norte do Espírito Santo – ASSENOR.
 - Associação Brasileira de Empresas de Apoio Marítimo – ABEAM.
 - Centro Universitário Integrado em Educação, Tecnologia e Inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI/CIMATEC.
 - Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo – ABESPetro.