Aedes Zero: Uma ação de todos!

Dia 15/06– 08:15 – Encontro técnico: estratégias e desafios no combate ao Aedes aegypti em São Mateus.

14 a 16/06 - Mostra de trabalhos de alunos da Escola Estadual Ceciliano Abel de Almeida.

ENCONTRO TÉCNICO

Estratégias e Desafios no Combate ao Aedes aegypti em São Mateus

Dia 15/06/16 – 08:15 - Auditório Central Ufes/Ceunes

O encontro tem por objetivo a troca de informações e o debate entre profissionais de diferentes instituições, alunos e a comunidade sobre as ações de combate ao Aedes aegypti priorizando os seguintes temas:

-o perfil epidemiológico da dengue, chikungunya e zika no estado e no município de São mateus;

- as principais estratégias de enfrentamento e as ações adotadas no momento pelas diversas

instituições;

- as principais dificuldades e desafios;

- como estruturar o trabalho em rede?

Abertura: Aedes Zero: uma ação de todos

Mesa Redonda: Estratégias e Desafios no Combate ao Aedes aegypti em São Mateus.

Mediador: Fernando Vicentini - Doutor em Doenças Infecciosas - Professor do Departamento de Ciências da Saúde - Ufes/Ceunes .

Marlus Robson Fernandes Cavalcanti – Çhefe do Núcleo de Vigilância em Saúde/ Superintendência Regional de Saúde de São Mateus.

Wallas Fanticelli – Coordenador da Vigilância Ambiental; Leones Arezzi Leite - Coordenador do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social - Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus

Ézio Sena – Engenheiro Agrônomo - Secretário Municipal de Meio Ambiente de São Mateus.

Larissa Torezani e Marceli Mello – Profissionais da Secretaria Municipal de Obras de São Mateus.

Debate

Intervalo

Mesa Redonda: A Contribuição da Educação.

Mediadora: Andréia Soprani dos Santos – Mestre em Saúde Coletiva - Professora do Departamento de Ciências em Saúde - Ufes/Ceunes.

Maria Arizia V. Fernandes Guimarães – Pedagoga da Superintendência Regional de Educação de São Mateus.

José Roberto Gonçalves de Abreu – Mestre em Educação Física - Secretário Municipal de Educação de São Mateus.

Professora Andréia Soprani dos Santos– Mestre em Saúde Coletiva - Professora do Departamento de Ciências em Saúde - Ufes/Ceunes.

Debate

Encerramento

EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS DE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL CECILIANO ABEL DE ALMEIDA

Data: 14 a 16/06/16 – das 07 as 20:50 horas - Saguão da Biblioteca do Ceunes/Ufes

Os trabalhos foram realizados com a orientação dos professores Joques Moreira (artes) e Elzimeire Andrade (biologia) visando o combate ao Aedes aegypti.

Atividades previstas:

- Mostra de mosquitos “Aedes aegypti” confeccionados pelos alunos da escola, com material reciclado.

- Exibição de filmes produzidos pelos alunos dirigidos a prevenção da dengue, chikungunya e zika.

Horários de exibição dos filmes abertos a comunidade universitária.

Dia 16/06/15 – quinta-feira - 12:20

Dia 16/06/15 – quinta-feira - 18:20

Serão exibidos 8 curtas com duração aproximada de 30 minutos

Local: Auditório da Biblioteca

Os filmes serão exibidos para a comunidade em horários específicos, conforme solicitação dos coordenadores de curso. Até o momento está agendada a exibição para:

- Turmas de enfermagem, licenciatura e bacharelado em biologia.

- 150 alunos do Ensino fundamental da Escola Laurindo Samaritano – Bairro Litorâneo.

Dia 16/06 às 14 horas, os alunos do Projeto de Extensão Saúde em Cena irão apresentar uma peça de teatro sobre a prevenção do Zika Vírus para os alunos da Escola Laurindo Samaritano no auditório da biblioteca.

Dia 14/06 – Programa Universitário por 1 dia.

Na manhã de abertura da amostra, 60 alunos do 3 °ano do Ensino Médio do Colégio Ceciliano Abel de Almeida, que participaram da elaboração dos trabalhos, vão visitar a exposição e participar das atividades do Programa Universitário por 1 dia promovido pela SERI.

Informações:  Andréia Carolina Ribeiro - coordenadora da Comissão de Combate ao Aedes aegypti do Ceunes) - tel: 3312-1601 – e-mail: andreiaclr [at] gmail.com

Composição da Comissão de Combate ao Aedes aegypti do Ceunes.